quarta-feira, 20 de abril de 2011

Baixando músicas digitais pela internet

Lembro que quando criança ouvia pequenos discos de vinil em uma mini vitrola com historinhas infantis, passava horas a fio ouvindo aqueles "bichinhos" falando comigo e achava que tudo era real. Logo depois passei a ouvir essa mesmas historinhas e já algumas músicas em fitas K-7. Recordo que todas as vezes que terminava o lado "A" da fita tínhamos que virar para o lado "B" e depois rebobinar para ouvirmos de novo, lembra disso? Acho que se eu falar essa palavra - rebobinar - para uma criança  hoje, ela vai pensar que a estou xingando. Mas fora a fita K-7, lembro também que quando eu tinha aproximadamente 10 anos de idade, vi pela primeira vez um CD (Compact Disc) e achei aquilo algo de outro mundo, super futurístico, fiquei fascinado, aquilo me marcou, lembro como se fosse hoje a cena do meu tio me mostrando aquele "negócio" brilhoso e colorido que refletia meu rosto. Mas como tudo o que é bom dura pouco, assim como o vinil e a fita K-7 se tornaram obsoletos, o CD também está em sua fase de declínio. Hoje já vemos dispositivos de som para carros que não aceitam mais o CD (minha irmã tem um no carro dela). Assim como micro-systems e aparelhos de som apenas com entrada para pen-drive. Isso significa que em um curto período de tempo se você não tiver músicas digitais em seu computador, você terá dificuldades para ouvir suas músicas. Eu estou falando de uma tendência e não de uma regra.
Por isso, hoje vou ensinar como baixar músicas para o seu computador e fazer o seu próprio acervo de músicas digitais que você poderá, a qualquer momento, passar para o seu pen-drive e reproduzir em qualquer aparelho compatível (maioria dos dispositivos de som de hoje).

Para começar, você precisa baixar um programa de compartilhamento de músicas onde você copia as músicas das pessoas e elas as suas (não se preocupe pois é totalmente seguro. As informações copiadas são apenas as que constam dentro do programa. Qualquer coisa que não esteja na pasta do programa não pode ser copiado). Existem vários programas desse tipo no mercado, mas para esse tutorial vamos utilizar o Ares - Clique aqui para baixar o Ares

Agora que você já baixou o Ares abra o programa. Vai aparecer a seguinte tela:


Logo após isso, o program perguntará se você quer escolher seu nickname. Como isso não é necessário para baixar as músicas, clique não. Agora você precisará configurar o programa. Para isso clique em "CONTROL PAINEL" na barra de menu no topo da janela. Selecione o "língua portuguesa" como na figura:


O Ares vem programado para todas as vezes que você ligar seu computador ele ser aberto. Caso queira que ele seja aberto somente quando você for usá-lo, desmarque a caixa que diz: "INICIAR O ARES QUANDO INICIAR O WINDOWS", como na figura abaixo:


Agora que o Ares está devidamente configurado, vamos procurar músicas. Vá no menu e clique em "PROCURAR". Clique abaixo em "AUDIO" para procurar músicas e então digite a música desejada ou o nome do artista que canta tal música. Para esse tutorial vamos digitar o nome da música "HOW DEEP IS YOUR LOVE" do grupo "BEE GEES" e vou clicar "PROCURAR AGORA". Veja como ficará a tela para você:


Veja que muitas músicas foram encontradas então você vai clicar na que possuir maior número de usuários, pois assim o seu download será mais rápido e você diminuirá o risco de o usuário sair da conexão no meio do download e você perde-lo. Lembre-se que esse tipo de programa é de compartilhamento, no qual você estará copiando a música do PC de alguém (com o aval da pessoa é claro). Então clique duas vezes na opção que mais possui usuários como na figura baixo:


Perceba que quando você clicou duas vezes no arquivo desejado apareceu uma "setinha azul" apontando para baixo. Isso indica que o arquivo já está sendo "baixado" ou transferido para a sua máquina. Agora para você acompanhar essa transferência, vá ao menu e clique em "TRANSFERÊNCIA" e veja o andamento do seu download como na figura abaixo abaixo:


Quando a transferência acabar a barra Azul, que indica o andamento do download, ficará verde como na figura abaixo:


Caso não consiga finalizar o download, tente novamente no arquivo de baixo. E não esqueça que você pode fazer muitos downloads simultaneamente, só lembre-se que eles ficarão mais lentos, pois estarão dividindo a conexão da internet entre sí, veja:


Agora que você já baixou algumas músicas para o seu PC, vá no menu "BIBLIOTECA" do Ares e clique 2 vezes na música deseja para ouví-la e divirta-se:


Caso queira salva-las em seu pen-drive ou em outro diretório de seu PC clique com o botão direito sobre uma música e vá em "LOCALIZAR ARQUIVO". Depois é só copiar e colar onde quiser.
Espero que esse tutorial lhe ajude a criar uma divertida biblioteca de múscias, vídeos, fotos e muito mais. Qualquer dúvida quanto ao tutorial deixe um comentário que assim que puder lhe ajudarei.

Abraços aos queridos leitores!


Nenhum comentário:

Postar um comentário